terça-feira, 10 de maio de 2011

Uso da máquina de quadrinhos

Com objetivo de  estimular a escrita alfabética de meus alunos de 3º ano do ensino fundamental e enquanto síntese do trabalho sobre individualismo/cooperação nas relações nos diferentes grupos dos quais participamos, utilizamos  a organização de histórias em quadrinhos ( tirinhas) por meio da Máquina de Quadrinhos - http://www.maquinadequadrinhos.com/ - da Turma da Mônica.
O trabalho inicial foi desenvolvido partindo-se dos problemas e necessidades sentidas pelos alunos nas relações com os demais,  de conceitos, princípios e valores que devemos ter e desenvolver nos diferentes  grupos dos quais participamos.
Trabalhamos uma Turma que todos os alunos tinham contato de alguma forma e, conheciam os personagens. Uma Turma que apesar das diferenças e 'brigas' é cooperativa e convive bem. 
Organizamos o trabalho de forma que todos os professores - Arte, Educação Física, Biblioteca, se envolvessem e despertassem, nos alunos,  o gosto pela leitura, a interpretação,  a releitura e a produção de tirinhas.  A atividade   culminou com a produção de quadrinhos por meio do site, no laboratório de informática.
Procedemos a impressão das produções ( as histórias foram produzidas em duplas) e agora estamos procedendo  a análise, a interpretação e a organização da exposição do material.
Um ótimo motivo para incentivar a leitura e a escrita dos alunos, além de melhorar as relações e proporcionar a vivência cooperativa e desenvolver a autonomia.
Merece destaque a relevância deste gênero textual para o desenvolvimento das habilidade ligadas aos diferentes domínios da Língua Portuguesa.

Um comentário:

  1. Aê Sandra! Tá ficando bunito, KKK. Parabéns pelo visual bacana e pela dica da máquina de quadrinhos. Já vou colocar um link pro seu blog lá no meu. Bj, S.
    --
    visite
    hppt://novastecnologiasnodia-a-dia.blogspot.com

    ResponderExcluir